segunda-feira, 18 de maio de 2009

A saúde Juiz de Fora está doente

Assistindo a um jornal da tv mineira, me deparei com uma matéria que mostrava o diretor de um posto de saúde em Contagem que fechou as portas e as janelas do posto na cara de uma mãe que procurava uma vacina contra gripe que foi receitada pelo médico ao seu filho pequeno que sofre de asma.
A má educação do funcionário do posto de saúde não é singular. Nem apenas um privilégio do posto de saúde Contagem. É uma doença que se espalha por todo o serviço público de saúde. E em Juiz de Fora a coisa não é diferente. A má educação dos funcionários dos postos e unidades de saúde é gritante.
Funcionários que acusam pacientes de simularem doenças para serem atendidos em postos de emergência, como se fosse muito inteligente esperar por mais de duas horas para ser mal atendido. Funcionários que negam atendimento alegando excesso de consultas, como se 10 pessoas atendidas em 4 horas seja um número muito grande ou ainda pessoas (e este é o meu caso) que aguardam por uma cirurgia a mais de três anos (não são três meses) e toda que vez que procura uma informação ouve que simplesmente não há previsão, não há uma fila de espera que possa ser consultada. Isso porque para dar entrada no protocolo da cirurgia tive que esperar por 8 meses por um exame.
E aonde vamos parar com isso? Porque a população que precisa de atendimento médico, não pode receber pelo menos um atendimento digno?
A explicação é simples: porque são apenas votos. Quando se aproximam as eleições pessoas inescrupulosas como nosso prefeito, vão à tv, mostrando uma dona de casa com um monte de filhos que mora num barraco num bairro pobre e dizendo a ela que a vida dela vai mudar. Que os filhos terão escola, médico, que ela terá trabalho, cursos de qualificação. Tudo mentira. Depois de eleito, nosso prefeito mandou todos os pobres que ele colocou na Tv para a puta que o pariu e só se preocupa com a construção do seu palacete. E não é só a saúde que sofre.
Para o beleléu vão também a educação e outros serviços. Enquanto nosso prefeito está preocupado em sonegar o seu imposto de renda, as pessoas estão doentes esperando horas, dias e meses por um atendimento que não virá e quando vir será mal feito e com pouco caso.
Uma boa parte da população da cidade (a que não vendeu o seu voto) merece respeito e merece mais do que isso. Merece mais do que a promessa de um hospital que não vai existir e que se for construído será superfaturado e com milhares de reais desviados por alguma empreiteira de fachada ou pior, será usado como isca para captar votos de eleitores imbecis para o nosso governador pegador de misses.
Até quando esta cidade vai ficar parada?

Nenhum comentário: